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DICAS DOS PROFISSIONAIS

Alimento para emagrecer

Você sente necessidade de comer doces no final da tarde?

Dica da nutricionista Gabrielle Vendruscolo

Se você tem necessidade de comer doces no final da tarde, presta atenção nesses pontos:

 

Sua ingestão de proteínas pela manhã ou no almoço pode estar baixa; Sua ingestão de Carboidratos refinados de alto índice glicêmico no almoço pode estar muito alta; Sua ingestão de Gorduras boas no almoço está baixa (invista em azeite, castanhas trituradas na salada, por exemplo);

 

Você pode estar com deficiência de serotonina um neurotransmissor que, quando em baixas concentrações leva a vontade de doces fim da tarde para noite (consuma a tarde fontes de triptofano como banana, grão de bico em forma de snack, ovo cozido).

 

E não esqueça de procurar um nutricionista para adequar esses alimentos em seu plano alimentar

Nutricionista Gabrielle Vendruscolo

Os ingredientes mais utilizados nas receitas fit

Dica da Nutricionista Stephannie Torres

Já se deparou com alguma RECEITA “fit” na internet, mas não tinha os ingredientes para fazê-la? Seus problemas acabaram, hoje a nutricionista Stephannie Torres vai contar pra gente quais os ingredientes que não podem faltar em nossa cozinha.

Então anota aí alguns dos INGREDIENTES que são muito utilizados no preparo dessas receitas e tenha-os sempre em casa:

 

• Farelo de aveia

• Farinha de arroz integral

• Farinha de grão de bico

• Goma de tapioca

• Farinha de coco

 

 

Com eles, vocês poderão fazer diversas receitas, SALGADAS e DOCES! (tortas, panquecas, bolos...)

Você encontra tudo isso aqui na @graoegrao_ecomercado.

Quando bater aquela vontade de variar a alimentação, escolha opções SAUDÁVEIS!

Gostou da dica? Agora não tem mais desculpa para deixar de fazer as receitinhas fit.

• Farinha de castanhas

• Xilitol ou eritritol

• Cacau em pó sem açúcar

• Canela em pó

• Pasta de amendoim sem açúcar

• Óleo de coco/ manteiga/ azeite de oliva

Nutricionista Stephannie Torres

Alfarroba, descubra porque esse é um bom substituto para o cacau

Dica da nutricionista Eliana Aguiar Dias

Nutricionista Eliana Aguiar Dias

Essa dica é com a nutricionista Eliana Aguiar Dias do @merendinha. E a pergunta que fica é, vocês conhecem a alfarroba?

 

Nativa do Mediterrâneo, a alfarrobeira é uma espécie de vagem que tem ganhado espaço na culinária por ser uma substituta do cacau na preparação de receitas.

 

O que mais diferencia esses dois produtos é a quantidade de dois de seus componentes a gordura e açúcar. Enquanto o cacau concentra 23% de gordura, a alfarroba possui apenas 0,7%. Por outro lado, o cacau é mais pobre em açúcar (5% de sua composição), enquanto o alfarroba possui entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose presentes em seu fruto e não de adição.

 

A alfarroba é rica em fibras, ajuda a cessar vômitos e diarreia, sendo útil também contra indigestão e azia. Além disso, tem ação anti-refluxo sendo uma boa opção para ser usada em fórmulas infantis. Concentra bons níveis de gorduras poli-insaturadas, que são aquelas benéficas ao nosso organismo. Graças a isso, essa é uma boa opção para quem precisa reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como derrame e infarto. Diabéticos podem consumir pois as fibras presentes retardam o processo de digestão.

 

Com isso, evitam-se os picos de glicose, que causam resistência a insulina e, por consequência, a diabetes tipo 2. Como consumir? A versão em pó desse produto pode ser usada na preparação de receitas variadas que, normalmente, levariam cacau, como tortas, bolos e outros doces variados, misture no leite no lugar de achocolatados. Já usou alfarroba em alguma dessas opções? Conta pra gente...

Qual a relação entre sono e emagrecimento?

Dica da Nutricionista Jackeline Minami

Quantas horas você dorme por noite e qual a qualidade desse sono? Você sabia que o ato de “dormir bem” pode influenciar no nosso peso? Evidências experimentais demonstram que a privação crônica de sono aumentam o risco de obesidade. Dormir pouco ou mal, causa uma queda da secreção de leptina (hormônio da saciedade) e TSH, eleva os níveis de grelina (hormônios da fome) e diminui da tolerância a glicose (açúcar

no sangue).

 

Um estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que pessoas com 1 hora a mais de sono do que o habitual por dia apresentavam possíveis reduções no consumo de açúcar (10g/dia) e de carboidratos (25g/dia). Dormir bem (em horas e qualidade) também influencia no aumento da massa magra, parte do processo do ganho de massa muscular acontece durante o momento de descanso. Por isso, é

necessário planejamento para que um descanso de qualidade seja garantido só assim o corpo conseguirá responder adequadamente aos estímulos gerados pela alimentação saudável e prática de atividade física.

 

Nutricionista Jackeline Minami

Depressão: O passo inicial é tratar o intestino

Dica da nutricionista Leticia Socio

"A depressão é uma doença mental que compromete o estado físico e psicológico do indivíduo. A origem da depressão é multifatorial e cresce a cada dia a sua ligação com possíveis deficiências nutricionais."

 

Uma das causas da depressão é o déficit de serotonina, noradrenalina e dopamina. Considerando que 90% da produção de serotonina ocorre no intestino, o passo inicial seria TRATAR O INTESTINO! Como? Com alimentação adequada e correção da DISBIOSE!

 

Além disso, diversos micronutrientes estão envolvidos na fisiopatologia da doença, tais como magnésio, zinco, triptofano, vitaminas do complexo B e ômega 3. Alimentos como castanhas, sementes de abóbora, gergelim e abacate são boas opções, além de carnes, ovos, sardinha e vegetais verdes escuros como o espinafre. Consumo excessivo de açúcares e carboidratos refinados podem agravar o quadro.

 

O tratamento para depressão deve ser MULTIDISCIPLINAR, com psicólogo, médico e NUTRICIONISTA envolvidos. DICA DA NUTRICIONISTA LETICIA SOCIO.

Nutricionista Leticia Socio

Própolis verde

Dica da Nutricionista Bruna Samways

A próxima dica é da Bruna Samways é sobre o própolis, que é uma substancia produzida pelas abelhas e possui mais de 180 compostos benéficos que combatem o excedente de radicais livres, interferem nas membranas das bactérias e vírus e ativam as células de defesa. Não é a toa que o própolis é a defesa natural das plantas né?!

 

Dentre esses compostos, estão os bioflavonoides - pigmentos vegetais com propriedades e ações incríveis de proteção para o nosso organismo, como:

 

 

• Fortalecimento do sistema imunológico

• Prevenção do cansaço

• Alívio de dores

• Ação cicatrizante

• Ação anti-inflamatória, antiviral, antifúngica, antibactericida

• Desintoxicação hepática

• Auxílio no tratamento de sinusite e rinite

 

Sugestão de consumo: 10 a 20 gotas de extrato alcoólico por dia para adultos. Para crianças a mesma quantidade mas deve ser do extrato aquoso (sem álcool).

Nutricionista Bruna Samways

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